quarta-feira, 18 de maio de 2011

Terapia Ocupacional, o que é??????

Olá meninas...como prometi em um dos post anterior, hoje vim falar um pouco da minha profissão. Isso, sou Terapeuta Ocupacional. Mas o que é isso? o que faz? Essas são perguntas que sempre costumo a ouvir. rs Creio que porque poucas pessoas conhecem a Terapia Ocupacional e principalmente o que nós fazemos.
Nós trabalhamos com reabilitação, ou seja, reabilitamos as pessoas para as atividades que elas deixaram de fazer devido a algum problema. Esse “problema” pode vir de diversos motivos, como físicos (derrame, amputação, tetraplegia), psiquiátricos (esquizofrenia, depressão), mentais (Síndrome de Down, autismo), geriátricos (Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson) e sociais (ex-presidiários, moradores de rua).

Dentre as diversas áreas de atuação do TO, escolhi a de Deficiência Mental Infantil. Trabalho em escola com crianças especiais no processo de inclusão. E é sobre a minha experiência que vou falar um pouco.


TERAPIA OCUPACIONAL NA ESCOLA
Dentro do espaço escolar a TO trabalha através de atividades lúdicas, educativas, socializantes, recreativas e psicomotoras, com o objetivo de Estimular, Desenvolver e/ou Reforçar os níveis de atenção e concentração, tolerancia, os diversos níveis de preensões, coordenação motora ampla e fina, orientação espaço-temporal, esquema corporal, expressão, socialização para facilitar novas aquisições dentro do processo de ensino e aprendizagem do aluno.

Atividade em grupo

Função do TO na escola:
1. Avaliar o aluno apartir das queixas apontadas pela escola, pelos pais ou por encaminhamento médico;
2.Elaborar um plano de acompanhamento individual ou em grupo com objetivos e atividades;
3. Levantar uma hipótese diagnostica (diagnostico final é dado pelo médico);
4. Encaminhar para outros profissionais, instituições sempre que necessário.
5. Orientar a familiar dentre outras.
Atendimento individual

Na Escola o TO: 
Acompanha alunos com dificuldades motoras ou percepto-cognitivas, orientando quanto as adaptações necessarias para  o aluno desempenhar da melhor forma suas atividades escolares. Enfim, busca adaptar todos os recursos de acordo com a necessidade do momento, levando-se em conta que a evolução do aluno está sempre presente e que a avaliação faz parte do processo.




Os Recursos utilizados:


Aqui alguns dos recursos utilizados para os atendimentos.

Bom meninas, esse é um pouquinho do meu trabalho. A cada dia um novo aprendizado. Simplesmente AMO o que eu  faço, e o melhor de tudo, é o sorriso sincero de cada um deles.
 Gostaria de agradecer as mãezinhas que autorizaram a divulgação das imagens.

Beijos em todos!!!!!!!!



3 comentários:

  1. Parabéns pelo tarbalho lindo Gledy . Deve ser muito gratificante mesmo cada sorriso sincero .
    bjinhoss flor

    ResponderExcluir
  2. Ô Paty, obrigada.
    É muito gratificante mesmo.
    Bjs linda

    ResponderExcluir
  3. Parabéns seu trabalho é lindooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir