quinta-feira, 15 de julho de 2010

15 de Julho - Dia do Homem

Eu nunca tinha ouvido falar que existisse o "dia do homem", isso até hoje. Pois logo cedo assistindo ao programa "Mais Você" a Ana Maria falou a respeito. E eu achei super bacana esse dia dedicado a eles.
Daí resolvi pesquisar sobre o assunto. E vi que esse dia tem como um dos objetivos principais melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na famílias e no casamento, e na criação dos filhos.
Diferentemente das mulheres que se preocupam com a saúde e sempre procuram o médico, os homens não costumam freqüentar os consultórios e uma das principais barreiras é cultural, relacionada com o conceito de masculinidade vigente em nossa sociedade.
Um dos maiores tabus relacionados à saúde masculina é a prevenção do câncer de próstata que, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens.
Habitualmente, o homem procura o médico após apresentar algum sintoma que o preocupe. O grande problema é que nas fases iniciais o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma, e é neste momento que ele é potencialmente curável. Em contrapartida, quando o tumor torna-se sintomático, na maioria das vezes, já está em estágio mais avançado e as chances de cura são improváveis”, explica o dr. Marcos Dall’Oglio, chefe do departamento de Uro Oncologia da SBU. (Fonte: Jornal Agora)
É isso ai Homens, vamos deixar de lá esse preconceito ultrapassado e se cuidar mais.

PARABÉNS AOS HOMENS: PAIS, COMPANHEIROS, IRMÃOS, AMIGOS QUE AMAMOS TANTO !!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário